23 maio, 2011

O outro de qualquer um

A Rafaela gosta muito da palavra 'ideia'. Talvez porque essa palavra sofreu uma recente alteração, assim como ela. A palavra ideia não tem mais acento.

Não entendo como isso possa justificar a preferência da Rafa por essa palavra, mas parece que ela tem se importado muito com o fato de ter ou não ideias, novas ou antigas; ou apenas justificar porque ela insiste tanto em conviver com a ideia.

Claro, a Rafa é bastante criativa. É a pessoa pra qual você ligaria às 2 da madrugada pra pedir uma sugestão de um nome em hebraico pra um sanduíche que você acabou de inventar, ou o tipo de pessoa pra quem você teria, sem nenhum antecedente, coragem de confessar o que planeja pra amanhã.

Não me assusta saber que a Rafaela espera que as suas ideias a salvem de si mesma. Quando se sente dominada por uma meia dúzia de problemas e enxerga sempre a mesma saída, Rafaela não desenvolve pensamentos positivos. Ela cria saudades de si mesma. Rafaela foi sempre a garota que, apesar de inteligente, só descobriu quem era depois de negar a si mesma. Dessa maneira ela pode ser o outro de qualquer pessoa, apenas abrindo mão de quem é e sendo quem precisa ser.

Rafaela decidiu, para o bem próprio, viver sempre em crise de identidade e, talvez, hipoteticamente, irá se arrepender. As ideias que tem sobre si mesma são as mesmas e nunca se alteraram, mas é grande a chance de que tudo o que decidiu ser desista dela em um instante. A vida tem surtido efeito em sua tolerância.

Rafaela ressente-se de precisar ser o eu de outra pessoa e entende que é a maneira mais tola de resistir à própria dignidade. Ela quer a ajuda dela mesma e anota em qualquer papel perdido essas palavras que de repente aparecem na cabeça da gente... coisas soltas que podem revelar mais do que a gente sabe sobre quem é... Rafaela é mais do que eu sei sobre ela. Rafaela é pura, é criativa, é criança, é adulta. Rafaela é tudo que alguém pode ser pra si mesmo. Mas, ainda sim, Rafaela é outra.

Eu não a posso dizer da maneira como sonho, mas eu a admiro. Rafaela é a ideia que todos querem ter de si. Rafaela é a própria extensão da criação.É a afirmação de possibilidades. É a única causa de alguém ainda resistir e nunca poderá salvar a si mesma da derrota de ser. Rafaela é a ideia de quem prometeu se esquecer.