da música

* Por caridade, vão buscar meu filho. Vocês sabem, Orfeu da Conceição. Sujeito grande, violão no peito. 'Tá sempre por aí...Vocês conhecem! É o meu Orfeu...Dizem que endoideceu, mas é mentira, eu sei. Orfeu é músico. Sua música é vida. (Orfeu da Conceição, Vinícius de Moraes)






* Os pianistas, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio, como se estivessem orando. Não rezando. Reza é falatório para não ouvir. Orando. Abrindo vazios de silêncio. Expulsando todas as ideias estranhas. Também para se tocar piano é preciso não ter filosofia nenhuma. (Rubem Alves)


* Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes (RA)



* Eu não escrevo o que quero, escrevo o que sou (Clarice Lispector)