19 maio, 2011

Ideia fixa

    "Não sou nada. 
       Nunca serei nada. 
       Não posso querer ser nada. 
       À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." (Álvaro de Campos)


Tenho em mim essa coisa da ideia fixa. A ideia fixa acontece quando você apela por ela. Claro que muita gente pensa que é algum tipo de obsessão e que, no pior dos casos, pode conduzir o seu portador a atos impensados, dignos de penalidades, esse tipo de coisa. Por exemplo: ideia fixa por chocolate. A pessoa até roubaria pra comer um chocolate. Tem gente que tem medo da ideia fixa porque a confunde com algo que aparece de repente e causa solidão de pensamento, isolamento e engajamento das faculdades intelectuais todas em função da dita cuja. Engraçado como gostam de se enganar. Ideia fixa é algo que você pede pra ter, quase como numa intercessão. Você chora por ela e, não, ela não aparece assim de repente como se você fosse um grande gênio: “Ó, agora estou com uma ideia fixa”. Ela é planejada. Conseguir ter uma ideia fixa requer muito tempo de envolvimento com questões que você desconhece. Ter uma ideia fixa é estar pronto pra deixar caber em você alguma coisa de tamanho desconhecido. É a última prece a favor do inexistente. Por ser ideia, estava sempre lá. É a vontade de tornar real o que seu pensamento teve muito trabalho para regulamentar: a sua esperança. Eu tenho a ideia fixa de ter um pensamento que seja só meu. Que jamais tenha sido pensado por alguém. Minha ideia fixa tem nome. E ainda vai nascer.